Ir para o topo

Degeneração Macular

A mácula é a área da retina responsável pelo centro da visão. É através dela que é possível enxergar detalhes tais como reconhecer o rosto das pessoas ou ler um livro. A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a doença do fundo do olho, que ocorre em pessoas com mais de 60 anos e é a causa mais comum de cegueira nesta faixa etária.

Existem duas formas de Degeneração Macular Relacionada à Idade:

Seca

É a mais comum e pode levar a baixa de visão central devido à atrofia, ou seja, formação de uma cicatriz na mácula. Não ocorre a formação de vasos anormais na mácula.

Úmida ou Exsudativa

Ocorre a formação de vasos anormais na mácula, que causam hemorragia, fluido e presença de proteína na mácula. Se não tratada precocemente, há formação de uma cicatriz na mácula.

Os sintomas e sinais são:

• Perda de visão para leitura;
• Dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas;
• Mancha escura na visão;
• Distorção na visão, chamada de metamorfopsia.

Tratamentos disponíveis

Suplementação com vitaminas: pode reduzir a chance de progressão da forma seca para a úmida ou atrófica;

Terapia anti-VEGF (Ranibizumabe ou Bevacizumabe): é realizada a injeção de medicações para bloquear o crescimento dos vasos anormais no fundo do olho. São necessárias pelo menos 3 aplicações mensais para a estabilização da doença.

Terapia Fotodinâmica: é a injeção de uma substância na veia, ativada com a luz de laser, que é aplicada no fundo de olho.

Fotocoagulação com laser: pode ser feito em lesões que não estão no centro da mácula, a fóvea.

A indicação de cada tratamento depende da avaliação médica com o Oftalmologista especialista em Retina. Todo paciente com Degeneração de Mácula deve monitorar sua visão com a Tela de Amsler, uma vez por semana.